Bem Resolvida

Tatuagem de cobra e os seus 10 significados

tatuagem de cobra

No passado, ter uma tatuagem desafiadoramente destacada nos braços, ombros, rosto e demais partes visíveis do corpo, era um sinal de que ali estava alguém com quem não se deveria mexer.

E uma tatuagem de cobra, com os seus inúmeros significados, era uma ousadia a que poucos se davam ao luxo – somente aqueles que queriam exibir em si mesmos os principais atributos do animal.

O tempo passou, muita coisa mudou e, agora, uma tatuagem já não impressiona mais como antes.

Elas agora não passam de adereços para artistas, jogadores de futebol e para celebridades que exibem mundo afora os seus gostos, preferências e hábitos pessoais – como o de tatuar os seus corpos, por exemplo.

Mas o objetivo desse artigo é fazer uma lista com alguns dos principais significados das tatuagens de cobras realizadas atualmente.

Significados geralmente místicos e esotéricos e que, por isso mesmo, não as deixam sair de moda nos quatro cantos do planeta.

Veja também:

Tatuagem de pena: significados e dicas de modelos

1 – Significado religioso

tatuagem de cobra

Uma tatuagem de cobra pode ser aplicada com o intuito de absorver o seu significado religioso cristão.

Neste caso, ela representará os aspectos traiçoeiros e perfidiosos tão bem encarnados na espécie supostamente responsável pela queda dos pais da humanidade, Adão e Eva.

Porém, uma cobra enrolada num cajado certamente irá simbolizar sabedoria (da qual ela seria a portadora), além da chuva, fertilidade, energia sexual, entre outros aspectos ligados à transformação em várias correntes hindus.

2 – Renovação

Um indivíduo pode também decidir-se por aplicar uma tatuagem de cobra com o objetivo de absorver os atributos da renovação.

Tal significado atribui-se ao curioso processo de “troca” da pele realizada periodicamente pelas cobras e serpentes, à medida que vão crescendo e tornando-se mais velhas.

Logo, uma tatuagem de cobra acaba por representar, em alguns dos seus vários modelos, amadurecimento, crescimento pessoal e profissional.

Veja também:

Tatuagem Catrina: significado + dicas para fazer a sua

3 – Significado da tatuagem de cobra na mitologia

De acordo com a mitologia grega, Hércules, ainda pequeno, conseguiu a façanha de matar as cobras enviadas por Hera, mulher de Zeus, para matá-lo.

Da mesma forma diz-se que Laocoonte enviou algumas delas para matar Apolo; e todos esses eventos fizeram com que uma tatuagem de cobra passasse a simbolizar perfídia e capacidade de ludibriar.

Mas também é possível aplicar um dos vários tipos de tatuagens de cobras como uma forma de representar a vida, nutrição espiritual, alimento material, ressurreição – e, nesses casos, em uma estreita ligação com a mitologia dos astecas, olmecas, toltecas, entre outros povos quase lendários da Mesoamérica.

4 – O Horóscopo Chinês

tatuagem de cobra

 

Existem tatuagens de cobras com significados estreitamente ligados às mais caras tradições do Horóscopo Chinês.

Neste caso, essas tatuagens servem para identificar indivíduos prudentes, criativos, responsáveis e produtivos.

No entanto, indivíduos que, no horóscopo chinês, são representados por esse símbolo, podem ser claudicantes, cismados e cercados por um certo ar de mistério.

Mas a noite, terra, lua e a escuridão também costumam ser bem representados por esse tipo de tatuagem.

Veja também:

Tatuagem rosa dos ventos: significado, modelos e curiosidades

5 – Significado egípcio para as tatuagens de cobras

Em algumas tradições religiosas egípcias uma serpente, a “Ourobouros”, devora a própria cauda.

Logo, uma tatuagem com esse símbolo poderá representar mudança, a passagem para um outro estágio, renovação; ou mesmo continuidade, movimento, autofecundação, entre outros aspectos místicos.

Um indivíduo que passar por mudanças (como as estações do ano) e que chega a uma fase da vida em que percebe que ela se constituiu como um ciclo, poderá optar pela simbologia das cobras no momento da escolha de uma tatuagem que represente o seu estado interior.

7 – Significado na cultura nórdica

Uma tatuagem de cobra também poderá significar o “eterno retorno” e os diferentes ciclos da vida – só que, nesse caso, ligados à mitologia nórdica.

Isso porque, segundo a lenda, Jormungard – a “Cobra de Midgard” – teria recebido esse nome após ter sido lançado ao mar por Odin (Deus da Sabedoria, da Vida e da Morte).

Dessa forma, uma tatuagem com determinadas características nórdicas poderá ter o significado de renascimento, ressurreição, renovação, entre outros aspectos ligados às várias fases da vida.

Veja também:

Tatuagem de triângulo: veja dicas e modelos

7 – Significado na cultura oriental

Existem modelos de tatuagens que representam a força vital, o cosmos, o sexo, cura e magia.

A energia Kundalini também costuma ser representada por uma tatuagem, especialmente aquelas em que uma cobra distribui-se nas costas e, principalmente, na coluna vertebral.

Existem também, de acordo com o Horóscopo Chinês, a representação de uma cobra como a simbolizar sensualidade, “sex appeal”, elegância, imponência, entre outras características geralmente ligadas aos aspectos sexuais masculinos.

8 – Um animal totêmico

tatuagem de cobra

Um dos significados das tatuagens de cobras diz respeito à regeneração. Por isso mesmo, elas podem ser identificadas como símbolos do potencial terapêutico das energias cósmicas.

E essa representação pode ser encontrada em diversas tribos africanas, que também lhes atribuem qualidades ligadas à sabedoria, forças criativas, intuição e sagacidade.

Logo, quem quer que utilize esse tipo de tatuagem, de acordo com as mais caras tradições espirituais africanas, estará incorporando essas características; bem como a representação das habilidades escondidas, talentos natos, capacidade de realizar curas, elevação espiritual e a manipulação dos elementos da natureza.

Todas elas são bem representadas por esse símbolo! E por isso mesmo muitos indivíduos optam por uma tatuagem de cobra como forma de exibir as características que possuem.

9 – O Xamanismo

No Xamanismo, indivíduos que possuem as cobras como animais representativos, geralmente, são capazes de ver o que ninguém vê.

Eles enxergam longe e, por isso, são capazes de seduzir com mais facilidade, além de vasculhar os recônditos mais íntimos do ser.

Um indivíduo que faz uma tatuagem de cobra, muitas vezes, tem o intuito de exibir essas suas qualidades ou mesmo incorporá-las; além de exaltar o seu apreço pelos aspectos místicos da vida.

Veja também:

Tatuagem de bússola: veja dicas de estilos para fazer!

10 – Um símbolo de aventura

Pessoas aventureiras, exploradoras, caçadoras.

Aqueles que são afeitos a uma boa jornada em trilhas, em meio a uma floresta densa e cercados pelas mais temidas feras da natureza, também costumam utilizar as cobras como uma forma de representar bem essa característica das suas personalidades.

Também é possível simbolizar o apreço pela liberdade, desapego, vivacidade e energia – como aliás é típico das cobras e serpentes; uma classe de animais que nenhum tipo de afeição pode causar quando se pensa em animais de estimação.

Essa foi a nossa lista com alguns dos principais significados de uma tatuagem de cobra.

Mas e a sua? Deixe-a na forma de um comentário, logo abaixo.

E continue acompanhando, questionando, discutindo, sugerindo, compartilhando e aproveitando-se dos nossos conteúdos.

Veja também:

Tatuagens delicadas: confira dicas de estilos para apostar!

Deixe seu comentário!