Bem Resolvida

Touca de nero: conheça a técnica que alisa o cabelo com uma meia

touca de nero

Alisar o cabelo hoje em dia não é mais uma tarefa tão difícil! Afinal, são tantas as opções de produtos e aparelhos disponíveis no universo de beleza, como chapinha, secador, escova modeladora, escovas progressivas e outras químicas, que trabalham com tecnologias avançadas capazes de alterar a estrutura dos fios e deixá-los alinhados e, portanto, mais lisos e brilhosos, no que chamamos de “efeito espelhado”.

Mas, cá entre nós, você já parou para pensar como as nossas avós alisavam os seus cabelos décadas atrás, antes da energia elétrica? A resposta é o assunto do nosso artigo de hoje: a partir da antiga, mas eficiente, touca de nero, ou touca de meia, como também é conhecida essa técnica natural.

Apesar de ser um segredo de cuidado com o cabelo tão “caduco”, o fato é que muitas mulheres estão optando por voltar a usar a touca de nero ou a touca de meia para alisar o cabelo naturalmente, sem precisar agredir os fios com aparelhos em alta temperatura ou químicas agressivas que fazem ao cabelo.

Então, se você também está cansada de ficar com as madeixas ressecadas, quebradiças e sem vida para alcançar o tão sonhado “efeito espelhado” nos fios, esse post é para você! Aprenda nos próximos parágrafos como fazer touca de nero passo a passo e descubra como esse método pode te ajudar a salvar a saúde e beleza do seu cabelo, ao mesmo tempo em que deixa os fios lisinhos e alinhados.

Vamos lá?

O que é a touca de nero?

touca de nero

touca de nero nada mais é que uma técnica natural que ajuda a alisar o cabelo naturalmente. Ela é feita enrolando os fios em volta da cabeça e prendendo-os com grampos, para que, ao final do processo, eles fiquem com um formato liso e alinhado. Essa técnica é perfeita para as vaidosas que amam ostentar madeixas mais lisas e espelhadas, mas não têm nenhuma habilidade com secador ou chapinha.

Ainda, a touca de nero é indicada para quem não quer mais aplicar químicas alisadoras nos fios, uma vez que estas podem alterar a estrutura dos fios e torná-los mais fracos, quebradiços, ressecados e sem vida.

Portanto, na prática, a antiga técnica vai alisar o cabelo sem utilizar nenhum tipo de ferramenta de calor ou produtos químicos. O resultado disso é que, além de mais lisos e saudáveis, os seus fios estarão com mais balanço ao fim do procedimento, que pode até demorar um pouquinho para ser executado, mas pode deixar as madeixas muito mais saudáveis e bonitas.

O nome desse método se chama “touca” porque, de fato, usa uma touca para cobrir o cabelo depois de enrolá-lo em volta da cabeça. Esse acessório pode ser encontrado facilmente em qualquer loja de cosméticos, pelo preço médio de R$ 7. Porém, caso você não queira gastar suas economias por agora, pode substituí-la por uma meia-calça velha e que você não utilize mais, como vamos ensinar mais à frente…

Veja também:

Trança boxeadora: como fazer passo a passo + 5 estilos para apostar (com fotos)!

Benefícios

Apostar na touca de nero, que é 100% natural e muito simples e fácil de fazer, pode trazer os seguintes benefícios ao seu cabelo:

  • Alisa os fios naturalmente, sem utilizar ferramentas de calor ou químicas;
  • Reduz o volume do cabelo;
  • Diminui o frizz em até 80%;
  • Protege os fios de atritos e agressões externas;
  • Mantém a hidratação do cabelo por mais tempo.

Como fazer uma touca de meia-calça?

Você pode comprar uma touca de nero própria em uma loja de cosméticos. No entanto, caso prefira, também pode fazer a sua em casa, usando uma meia-calça velha.

Para isso, basta cortar as pernas e fazer um nó apertado nelas, bem próximo à parte que fica a cintura da meia, que servirá como a barra da touca. Prontinho! Depois, é só seguir o passo a passo abaixo para apostar na técnica!

Veja também:

Luzes para morenas: saiba como aderir ao visual ‘morena iluminada’ passo a passo

Como fazer touca de nero? Aprenda passo a passo

touca de nero

Agora que você já sabe o que é a touca de nero e quais são os seus benefícios para o cabelo, chegou a hora de aprender como fazer o procedimento na prática. Confira:

  • Passo 1: Para começar a técnica, você deve estar com os cabelos secos e já penteados. Caso tenha cabelos cacheados, a dica é secá-los um pouco com a ajuda de um secador e uma escova, como se fosse alisá-lo, mas sem deixar perfeito. Caso opte por esse truque, não se esqueça de aplicar antes um protetor térmico para evitar danos aos seus fios.
  • Passo 2: Em seguida, divida o cabelo em duas partes, partindo-o ao meio. Pegue uma das partes e passe-a para a frente, seguindo até a orelha, até enrolá-lo em volta da cabeça.
  • Passo 3: Repita o procedimento no outro lado e, enquanto enrola os fios, vá prendendo-os com a ajuda de grampos, a fim de que eles não soltem. Neste momento, uma dica é prestar atenção na direção do grampo. Lembre-se que a parte “enrugada” deve ficar para baixo. Desta forma, o risco de marcar o cabelo será bem menor.
  • Passo 4: Terminando de enrolar todo o cabelo, agora é hora de colocar a touca de nero, que pode ser aquela que você comprou em uma loja de cosméticos, ou uma touca de meia-calça, como você aprendeu a fazer anteriormente.
  • Passo 5: Deixe a touca agir pelo tempo desejado, dependendo do seu tipo capilar e do quanto você quer deixar os fios lisos.

Touca de nero funciona em cabelos cacheados e crespos?

Geralmente, a técnica traz resultados mais satisfatórios no alisamento de cabelos ondulados e cacheados, desde que os cachos sejam mais abertos.

No caso de quem tem cachos mais fechados, ou seja, cabelos crespos ou afros, a touca de nero vai servir mais como um complemento para alisar os fios. O ideal é usar uma escova alisadora na hora de secar as madeixas antes de prendê-las à touca.

Veja também:

Quanto tempo é preciso deixar a touca de nero no cabelo?

touca de nero

Após terminar todo o processo que ensinamos para fazer a touca de nero no cabelo corretamente, você deverá deixá-la pelo máximo de tempo que puder. O mais recomendado é dormir com a touca na cabeça e deixar que ela haja durante uma noite inteira.

No dia seguinte, assim que você acordar, pode retirá-la normalmente junto com os grampos. Em seguida, pode finalizar o seu cabelo como de costuma. Uma dica é aplicar um leave-in, que ajudará a dar mais brilho aos fios, além de fazer com que o efeito alisado dure por mais tempo.

Outra opção é deixar a touca de nero no cabelo por, pelo menos, duas horas, caso queira alisar o cabelo para ir a uma festa à noite, mas não possa passar o dia todo com o acessório na cabeça. É óbvio que, por ter ficamos menos tempo nos fios, o efeito liso será mais superficial, neste caso, e durará menos tempo.

E aí? Gostou de aprender como fazer a touca de nero passo a passo? Então, compartilhe esse artigo com as suas amigas nas redes sociais…

Até a próxima!

Deixe seu comentário!