Bem Resolvida

Saiba quais os benefícios de usar maisena no cabelo

maisena no cabelo

Hoje em dia a maisena, ou amido de milho, é mais utilizada na cozinha, porém nos anos de 40 a 60 ela era muito utilizada com o intuito de alisar e dar brilho aos cabelos. Nessa época esse tratamento capilar era conhecido como “touca de gesso”.

Ou seja, a maisena pode ser sim utilizada como uma forma de hidratação caseira para aquelas que querem um jeito mais alternativo ou apenas experimentar coisas novas enquanto realiza seu cronograma capilar.

Mas a questão é: será que maisena no cabelo funciona mesmo? É o que vamos descobrir.

É Maizena ou maisena?

Uma das grandes dúvidas é como se escreve, por isso informamos que maisena com “s” é referente ao amido de milho, aquele ingrediente utilizado na cozinha para fazer mingau entre outras coisas.

Quando você escreve Maizena com o “z” você está se referindo a marca Maizena, uma das mais famosas no mercado brasileiro. Aquela charmosa caixinha amarela que há 125 anos faz parte da cozinha brasileira.

Dessa forma você poderá utilizar ambos. Apenas tenha em mente que a maisena com “s” é o amido de milho propriamente dito, e a Maizena com “z” se tratada da marca.

A maisena no cabelo funciona?

A utilização da maisena no cabelo trás realmente benefícios aos seus fios, muitos que já a utilizaram realmente tiveram as melhorias prometidas, entretanto você deve saber que existe uma forma certa de utilizar o amido de milho no cabelo.

A primeira coisa que você deve saber é que a maisena não deve ser utilizada sozinha, isso porque ela não possui o poder de penetração nos fios, então deve ser utilizado um creme auxiliar para que você consiga ter o efeito desejado. Por exemplo, uma máscara de hidratação ou um creme hidratante.

Uma segunda opção da utilização da maisena no cabelo é sua utilidade como shampoo a seco – algo que falaremos mais a frente neste artigo . Isso porque ela vai eliminar toda a oleosidade de seus fios, permitindo que seu cabelo fique mais leve e solto. Note que você poderá continuar lavando seu cabelo normalmente mesmo com o uso do amido de milho no cabelo.

Veja também:

Como engrossar cabelos ralos e finos? Aprenda 8 formas que funcionam!

Quais os benefícios da maisena no cabelo?

maisena no cabelo

Mesmo que para muitas utilizar um produto como amido de milho no cabelo não pareça algo viável é certo dizer que sim, funciona e tem muitos benefícios, como hidratação dos fios, elimina a oleosidade do cabelo. Também serve como um reparador de pontas e ainda ajuda no processo de alisamento.

É claro que hoje em dia existem muitos outros tipos de tratamentos que causam esses mesmos efeitos, porém essa forma de tratamento é para aquelas que buscam um processo de tratamento capilar mais alternativo, livre de produtos químicos e da chapinha.

Hidratação no cabelo

Para quem deseja  hidratar os cabelos com maisena é muito importante que saiba que ela não é utilizada sozinha, ou seja, você deverá misturá-la máscara de hidratação que você mais usa ou um creme capilar de sua preferência .E então conseguirá o resultado esperado que é ter cabelos mais sedosos e brilhantes.

Veja também:

Babosa no cabelo: saiba os benefícios e como usar passo a passo

Eliminando a oleosidade do cabelo com maisena

Para aquelas que possuem um cabelo mais oleoso e não têm tempo para dar uma boa lavagem ou não conseguem encontrar um shampoo a seco que funcione, nossa dica é utilizar o amido de milho como uma formar de eliminar essa oleosidade de seu cabelo.

Neste caso você deve simplesmente aplicar a maisena em pó em sua raiz e espalhar bem. Dessa forma a maisena vai absorver todo o óleo de seu cabelo, o que consequentemente vai dar um efeito mais solto a suas madeixas. Por esse motivo é certo dizer que a maisena poderá sim ser utilizada como um shampoo a seco.

Maisena na reparação de pontas

maisena no cabelo

A maisena também pode ser utilizada na reparação de pontas, então caso você tenha um cabelo muito ressecado e quebradiço, principalmente a região das pontas do cabelo, utilizar o amido de milho será uma excelente opção.

Apenas compreenda que neste caso também é necessário que você já utilize um produto para tratar das pontas de seu cabelo, já que  a maisena apenas será algo complementar que vai servir como uma forma de selar as pontas secas e fechar as cutículas dos cabelos, tudo isso sem  agredir os fios.

Para aquelas que já fazem tratamentos capilares para o selamento dos fios, que geralmente é feito após a hidratação com o auxílio da chapinha (algo que pode agredir o cabelo), utilizar a maisena como reparador de pontas pode ser uma opção mais viável.

Alisando o cabelo com maisena

Caso você esteja em dúvida sobre fazer ou não a “touca de gesso” utilizando a maisena podemos informar então que seus cabelos ficarão mais hidratados e lisos. Além de ficarem livres do frizz que é decorrente da utilização dos produtos químicos.

Não é conhecido o motivo do porque a maisena é boa no alisamento do cabelo, é apenas suposto que isso ocorra devido a glicose, algo que está presente na sua composição.

 Como hidratar o cabelo com maisena?

maisena no cabelo

E para ajudar você a fazer a hidratação caseira com maisena, trouxemos esta receita. Confira:

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) da máscara de hidratação (de sua preferência);
  • 1 xícara de água filtrada;
  • 1 ampola de vitamina E;
  • 1 colher (de sobremesa) de açúcar;
  • 1 colher (de sobremesa) de glicerina líquida vegetal (pode ser substituído por bepantol);
  • 2 colheres (de sopa) de maisena.

Misture o amido de milho e água fria e depois leve ao fogo baixo, deixe que essa mistura se torne uma massa lisa e homogênea. Quando esse “mingau” estiver esfriando, adicione o bepantol, a vitamina e o açúcar.

Com os cabelos úmidos, separe o cabelo em mexas para então começar a aplicar essa máscara. Faça a aplicação da raiz até as pontas. Quando a aplicação estiver terminado, utilize uma touca términca – ou uma toalha morna – e deixe um tempo de 30 a 40 minutos.

Após o tempo você deve enxergar o cabelo com água fria e deixar secar normalmente. Depois disso basta finalizar com o óleo capilar de sua preferência. Saiba também que essa hidratação deve ser feita a cada quinze dias.

Nossa dica é não utilizar o secador de cabelo, pois ele pode atrapalhar o efeito da hidratação com maisena.

Como alisar o cabelo com maisena?

Se você deseja alisar o cabelo com maisena devemos informar que existem várias receitas para esse processo, lembrando sempre que esse alisamento age de forma gradual, isso significa que quanto mais você o utiliza melhor será o resultado. Por esse motivo o resultado pode começar a aparecer somente a partira da terceira aplicação.

Veja também:

Alisamento americano: como fazer + dicas de cuidados

Alisamento com maisena, leite e óleos capilares

maisena no cabelo

Ingredientes:

  • 1 copo de leite integral;
  • 2 colheres (de sopa) de maisena;
  • 2 gotas de óleo capilar (seja óleo de ojon, argan ou côco).

Você deve misturar todos os ingredientes até eles formarem um creme consistente e homogêneo. Apenas cuide para que sua mistura não fique líquida demais, pois isso poderá prejudicar no momento da aplicação.

Com o cabelo dividido em mexas aplique a mistura, sempre massageando bem com os dedos – isso vai abrir as cutículas e melhorar a absorção da mistura. Ao terminar, deixe agir de 50 a 60 minutos. Após isso enxague bem o cabelo e então lave-o normalmente.

E então gostou do nosso artigo? Comente e compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário!